domingo, 24 de fevereiro de 2013

Mulheres na Obra de Deus - III


A mulher junto ao poço – 2

3. Como Jesus relacionou a vida e as circunstâncias diárias da mulher com a verdade espiritual que Ele queria transmitir? Em outras palavras, como Ele pode Se relacionar com suas necessidades espirituais? Jo 4:1-40

A mulher ficou tão agitada com o que viu e ouviu que se apressou em ir de volta à cidade, nem mesmo se incomodando de deixar o cântaro de água (Jo 4:28). Ela havia encontrado o Messias, e tinha que anunciar isso aos outros!

A primeira parte de seu testemunho foi um convite para que eles conhecessem por si mesmos Aquele que dissera a história de sua vida (v. 29). Aqui está um verdade simples mas clássica sobre o testemunho. Nossa missão não é converter as pessoas. Nossa tarefa é semear a semente e levar as pessoas a Jesus. Depois disso, o Espírito Santo cuidará da conversão. Como mais tarde o povo testemunhou, depois de conhecer Jesus: “Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo” (Jo 4:42).

A segunda parte de seu testemunho é uma pergunta: “Será este o Cristo?” (v. 29). A forma como essa pergunta foi estruturada no grego sugere que ela pretendia que a resposta à sua pergunta fosse negativa. Assim, a pergunta é literalmente: “Ele não pode ser o Messias, pode?” ou “Este não é o Cristo, é?”

Ou a mulher ainda não estava cem por cento certa a respeito de que Jesus fosse o Messias ou, mais provavelmente, estava dando uma notícia suavemente para pessoas que poderiam ser hostis a ela por fazer uma afirmação dessas. 

Podem ser tiradas muitas lições desse relato. Uma importante afirmação é que, fazendo o que fez, Jesus claramente cortou relações com as tradições de Seu tempo, testemunhando não só a uma mulher, mas a uma mulher samaritana, e então usando essa mulher para ser mensageira e evangelista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário