domingo, 24 de fevereiro de 2013

Mulheres na obra de Deus - II


A mulher junto ao poço – 1

A divisão entre judeus e samaritanos vinha de há muito tempo e era amarga (Leia as raízes históricas disso em 2Rs 17:24-41). Quando os exilados retornaram de Babilônia e tentaram reconstruir o templo e os muros de Jerusalém, os samaritanos tentaram impedir seu trabalho (veja Ed 4:7-22 e Ne 4:1-5). Incidentes como esse e também a disputa sobre o local verdadeiro do templo alimentavam o ódio entre os dois grupos. Em certa ocasião, um grupo tentou insultar Jesus chamando-O de possesso de demônio e samaritano (Jo 8:48).

A via mais reta e mais rápida entre Jerusalém, no sul, e Galiléia, no norte, era através de Samaria. Porém, quando faziam essa viagem, freqüentemente as pessoas efetuavam um desvio ao redor de Samaria – apesar do inconveniente da maior distância – a fim de evitar seus inimigos de tanto tempo.
2. Como Jesus Se comportava em relação aos samaritanos? O que Seu exemplo deve nos dizer sobre nossas atitudes para com os que, tradicionalmente, são menosprezados por nossa cultura? Lc 9:51-5610:30-3717:11-19

Em mais de uma ocasião, os escritores dos Evangelhos mostram Jesus viajando diretamente através de Samaria. Certa vez, a caminho da Judéia para a Galiléia, Ele parou na cidade samaritana de Sicar – o local do poço de Jacó e do Monte Gerizim, lugar sagrado para os samaritanos, local de seu templo. Foi ali que Ele teve Seu diálogo famoso não só com um samaritano, mas com uma mulher samaritana (veja Jo 4).

Para surpresa da mulher, Ele lhe pediu que tirasse água para beber. O pedido a chocou, porque Jesus era judeu, e ela, uma samaritana, e mulher!

Falando com essa mulher, Jesus quebrou vários tabus culturais. O apóstolo João diz que quando ele e os outros discípulos retornaram, eles “se admiraram de que estivesse falando com uma mulher” (Jo 4:27). Não era considerado apropriado um homem, e um mestre religioso, ser visto em público a falar com uma mulher – especialmente uma mulher samaritana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário